Como Montar um Sistema de Áudio High-End

Como diz o velho ditado do futebol, “O talento vence jogos, mas o trabalho em equipe vence os campeonatos”! É uma metáfora elegante, seja descrevendo um time de futebol, um conjunto musical ou um sistema de áudio High-End (alto desempenho) / High Fidelity (Hi-Fi, alta fidelidade de som).

Em essência, a construção do sistema de Hi-Fi perfeito envolve tanto a qualidade individual quanto o equilíbrio do sistema. O todo deve atingir mais do que a soma de suas partes.

Mas o equilíbrio é um daqueles conceitos que podem ser difíceis de definir e alcançar. Embora seja um assunto com diversas possibilidades, existem certas diretrizes que ajudarão e, esperançosamente, facilitarão o seu caminho para o seleto mundo dos audiófilos.

Defina um Orçamento

As duas primeiras perguntas que você precisa se fazer são: para que você usará seu sistema e quanto está disposto a gastar?

Para responder a primeira pergunta precisamos saber o que você usará como fonte de áudio. Cada decisão terá um efeito: se você tocar todas as suas músicas do seu smartphone ou tablet, mas ainda desejar um sistema de hi-fi tradicional, provavelmente desejará algo com Bluetooth, wi-fi ou Spotify embutido.

Se você toca principalmente vinil, precisa pensar se deseja um toca-discos pré-amplificado ou um toca-discos puro com um amplificador estéreo com um estágio phono (pré-amp). Ou até mesmo se vai comprar separadamente um toca-discos puro, pré-amp e amplificador estéreo. A última configuração (toca-disco + pré-amp + amplificador) facilita atualizações futuras do sistema, visto que você pode trocar cada elemento conforme desejar.

O que você precisa?

Vale a pena fazer uma lista de todas funcionalidades que você deseja – como saída de fone de ouvido ou Bluetooth – e, em seguida, priorizar as coisas que você mais precisa. Dessa forma, seu dinheiro irá além.

E comece com um orçamento realista – isso ajudará você a distribuir seu dinheiro de maneira mais eficiente. Afinal, não faz sentido comprar o amplificador dos seus sonhos apenas para combiná-lo com um toca-disco de quinta (cujas falhas sonoras serão amplificadas) e com um par de caixas de som que você encontrou na lixeira do vizinho.

Ebook Grátis: Como Criar um Home Studio

Há muito mais no sistema de High-End perfeito do que definir componentes que são vendidos a um preço semelhante, é claro, mas o orçamento adequado vai colocá-lo no caminho certo!

Escolha as Caixas de Som Certas

As ondas sonoras da sua caixa de som devem viajar dos alto-falantes até os seus tímpanos, e para isso devem percorrer um caminho! Ou seja, a posição em que as caixas estão na sala e o ponto na sala onde você aprecia a música são importantes. Portanto, tome cuidado com decorações e móveis na frente das suas caixas! Afinal, você não está fazendo um sistema High-End para esconde-lo.

Recomendamos sempre medir as dimensões da sua sala quando se trata de escolher as caixas de som certas. Não se preocupe com o posicionamento – o fabricante sugere o posicionamento ideal no manual. Dito isto, não há nada como experimentar o sistema com uma orelha afiada e confiar nas sus escolhas. Para ajudar, aqui estão 10 das melhores músicas para testar seus alto-falantes.

Orçamento para os Extras

A vantagem dos elementos extras do sistema (cabos, conectores, suportes e protetores) é a facilidade de substituí-los por peças melhores quando possível.

Separe fundos para cabos de qualidade, suportes para alto-falantes e conectores de qualidade. Queremos um sistema de som com os aparelhos principais de qualidade e o mesmo serve para os elementos adjacentes. Afinal, você não coloca o óleo mais barato em uma Ferrari. Pois desejamos extrair o máximo do nosso investimento.

Um bom suporte permite que seu kit tenha um desempenho ideal. Os toca-discos, em particular, são sensíveis e respondem bem a uma plataforma rígida e com pouca vibração. Se possível, use uma tomada dedicada junto com um condicionador de energia, proteção e qualidade de energia são fundamentais para um sistema High-End, e o melhor…..essa é a parte mais barata! Evite colocar os cabos de alimentação e de sinal muito próximos uns dos outros, pois o campo elétrico do cabo de energia pode afetar o seu sinal de áudio.

Sugestões

Então aí está. Algumas dicas e truques para criar o sistema de alta fidelidade perfeito. E para ajudá-lo no seu caminho e fornecer algumas faíscas de inspiração, não exite em pedir a nossa ajuda.

Veja o que lhe agrada e comece a refletir sobre o sistema Hi-Fi dos seus sonhos!

Quer montar um sistema de áudio high-end em São Paulo? Entre em contato

Veja Mais:
Melhores receivers de 2019
receivers na mesa de centro chique

Um receiver de áudio/vídeo é o camisa 10 do seu home theater. Não é só porque ele controla tudo, direcionando Read more

Os melhores toca-discos de 2019

Discos de vinil são incríveis. Eles entregam música com calor indescritível e até romântico que os audiófilos amam. Você pode Read more

Como escolher o melhor sofá/poltrona?

Ter conforto no seu cinema em casa e no seu home theater é fundamental! Principalmente se você quer ter a Read more

A Iluminação perfeita para o seu Cinema

A escolha das luzes do seu cinema em casa é muito importante! E, apesar disso, nem sempre este ambiente tem Read more