Como Montar um Sistema de Energia Solar

Configuração do sistema solar: o que você precisa saber?

Você está pronto para dizer adeus a sua conta de energia??? Então vamos lá! Depois que os painéis solares são configurados, eles ficam relativamente livres de manutenção e custos adicionais! Isso ocorre porque os sistemas de painéis solares não possui partes móveis e costumam ficar seguros no telhado; Basicamente, desde que recebam luz solar e os produtos sejam de qualidade, eles serão uma fonte confiável de eletricidade por mais de 30 anos! Sem sombra de dúvidas é a casa do futuro.

Como configurar um sistema de painel solar fotovoltaico? Quais componentes você precisa?

Devido à facilidade de uso, a maioria das pessoas não pensa na configuração real de um sistema de painéis solares. Quais peças são necessárias? E como todos eles se conectam para produzir energia para sua propriedade? Aqui está uma introdução rápida aos componentes mais importantes do sistema solar e como eles são configurados em sua casa ou empresa!

Painel Solar

A parte mais importante do seu sistema de painéis solares será o painel fotovoltaico. Você deseja que seus painéis solares sejam colocados em um local ensolarado em sua propriedade. Os painéis devem estar voltados para o norte para otimizar a produção de energia. Os painéis também podem estar voltados para o leste ou oeste e produzir uma ótima quantidade de eletricidade, desde que a área esteja livre de sombra. Não podemos esquecer que o Brasil é um dos países com maior incidência solar do mundo!

Quando se trata de painéis solares, você tem várias opções em relação ao tipo de painel (monocristalino, policristalino, película fina). A tecnologia do painel solar que você escolher deve depender do tipo de instalação e de sua preferência. Por exemplo, se você estiver instalando um sistema montado no solo, provavelmente terá uma boa quantidade de terra disponível. Isso significa que você tem espaço para instalar mais painéis de eficiência padrão e gastar menos. Se você estiver instalando em um telhado com quantidades limitadas de espaço disponível para painéis solares, os painéis monocristalinos de alta eficiência vão produzir mais eletricidade para maximizar suas economias. Muitos compradores de energia solar escolhem painéis de alta eficiência, mesmo que não precisem, porque preferem instalar menos painéis no geral.

Suporte e Montagem

Os sistema fotovoltaicos usualmente são montados no telhado com um sistema de montagem fixo, que manterá os painéis estacionários em seu telhado. Todos os sistemas de montagem no telhado têm o mesmo objetivo funcional, mas podem diferir na forma como são instalados. A maioria das estruturas é uma estante padrão “penetrante” na cobertura, o que significa que haverá furos no telhado para fixar o sistema de montagem. Os instaladores usarão selantes no local da penetração para evitar vazamentos no telhado (e também devem fornecer uma garantia). Porém, esse tipo de montagem no telhado pode não ser o melhor para sua propriedade, dependendo do material do seu telhado. Se você tiver um telhado de telha metálica, argila ou espanhola, os instaladores podem recomendar sistemas de estantes que não exijam penetração no telhado.

Nas instalações montadas no solo, também existem sistemas de montagem fixa. Algumas pessoas podem optar por usar suportes de esteiras, ou “rastreadores”, o que permitirá que os painéis da matriz solar sigam o sol enquanto se move pelo céu. As desvantagens do uso de rastreadores são que eles tendem a ser caros antecipadamente e podem exigir mais manutenção ao longo do tempo. Mas o benefício de instalá-los é que os painéis solares montados em um sistema de rastreamento produzirão mais eletricidade do que se estivessem estacionários.

Inversor

A configuração do seu painel solar também terá um inversor que será conectado através da fiação aos painéis. O objetivo de um inversor é converter a eletricidade de corrente contínua (CC) formada no painel fotovoltaico em corrente alternada (CA) para uso dos eletrodomésticos da sua casa. Os inversores mais modernos oferecem conexão WiFi para monitorar a produção de energia!

Existem três tipos principais de tecnologias de inversores disponíveis, incluindo cordas, otimizadores de energia e microinversores. Uma solução de inversor pode ser mais adequada que a outra, dependendo de como o seu painel solar está configurado. Os inversores de string, a tecnologia original, terão a vantagem de ser a opção mais competitiva em termos de custo. Porém, otimizadores de energia e microinversores são melhores para instalações mais complicadas, como aquelas com painéis voltados para várias direções ou painéis que apresentam sombreamento marginal.

Além de ser conectado aos seus painéis solares, o seu inversor também é conectado ao seu sistema elétrico existente através da sua caixa de disjuntores. Em alguns casos, os painéis elétricos precisarão de atualizações antes da instalação solar, devido ao aumento da corrente de energia em sua casa.

Interruptor de Desconexão

As configurações do painel solar também devem ter um interruptor de desconexão que desligue o sistema do painel solar. De fato, muitos sistemas de painéis solares possuem dois interruptores de desconexão: um disjuntor CC (que desconecta a corrente CC entre os painéis solares e o inversor) e o disjuntor CA (que desconectará o inversor da rede com sistemas vendem energia para rede). Embora a maioria dos interruptores não seja comumente usada durante a vida útil de um sistema de painel solar, ele é importante para proteção do investimento e razões de segurança. Os instaladores profissionais usarão o interruptor, caso precisem desligar o sistema para fazer reparos ou manutenção.

Veja Mais:
Impressões dos brasileiros sobre a casa inteligente

Com o desenvolvimento das tecnologias de IoT, o número de casa inteligentes começou a crescer em ritmo acelerado. E a Read more

O que é o Dolby Atmos?

O próximo nível do Cinema! Dolby Atmos leva o som surround para o próximo nível! Oferecendo uma verdadeira experiência de Read more

O que é o Google Home?

O Google Home chegou às casas inteligentes um pouco depois do Echo da Amazon. Mas isso não significa que o Read more

Automação Residencial

A automação residencial faz parte da IoT, a Internet das coisas. Que é a forma atual como os dispositivos e Read more