Para que serve um Receiver?

O Home Theater Receiver também conhecido como Receiver é o núcleo de um sistema Áudio e Vídeo. Ele fornece todas as entradas e saídas às quais você conecta tudo, incluindo sua TV e projetor. Um Home Theater Receiver fornece uma maneira fácil e econômica de centralizar seu sistema de Home Theater.

Veja também Os melhores receivers de 2022!

A Definição de Receiver

Um receiver de home theater tradicional combina as funções de três componentes:

  • Um sintonizador para AM / FM, e em alguns casos, a capacidade de adicionar, acesso ao rádio HD, SiriusXM Satellite Radio e/ou serviços de rádio de música.
  • Um Preamp que controla qual fonte de áudio/vídeo está selecionada (Leitor de disco Blu-ray, DVD player, chromecast, firestick tv, videocassete, CD player, iPod, etc …) processa os sinais estéreo/surround de entrada e distribui o áudio para os canais e o subwoofer saída. Vídeo de componentes designados é encaminhado para uma TV.
  • Um amplificador multicanal integrado (5, 6, 7, 9 ou 11 canais) que envia sinais de som surround e energia aos alto-falantes. Além disso, uma ou duas saídas de pré-amplificador para conexão de um subwoofer alimentado também são fornecidas.

Um receiver de home theater atual pode conter novas funções:

  • Controle por assistentes de voz como Alexa, Siri e Google Assistent.
  • Aplicativos de música, built-in, como Spotify, iTunes e Deezer. Para um controle simplificado das mpusicas através do celular

Agora que você sabe o que é um receiver, é hora de aprender sobre o que considerar ao comprar um.

Potência de Saída

A capacidade da potência de saída dos receivers varia dependendo do preço que você está disposto a pagar, e dependendo do tamanho da sala e dos requisitos de energia de seus alto-falantes. Deve ser levado em consideração qual marca/modelo você que adquirir.

Formatos de Som Surround

A principal atração dos receivers de home theater para a maioria dos consumidores é a capacidade de fornecer uma experiência de som surround. Hoje em dia, até mesmo os receivers de home theater mais básicos oferecem várias opções. E são incluídas não apenas a decodificação padrão Dolby Digital e DTS Digital Surround. Mas também as descodificações mais avançadas Dolby TrueHD e DTS-HD Master Audio.

Além disso, à medida que você passa para modelos de receivers superiores, os formatos de som surround, como Dolby Atmos, DTS: X ou até mesmo áudio Auro3D, podem ser incluídos. E esteja ciente de que a inclusão dos vários formatos de som surround também dita quantos canais um receptor de home theater pode ser equipado.

Configuração Automática de Som

Embora nem sempre sejam incluídos nos receivers mais baratos, quase todos os receivers de gama média e high-end fornecem um sistema de configuração de alto-falante automático integrado. Ao utilizar um gerador de tom de teste integrado e um microfone plug-in especial.

Usando essas ferramentas, um receiver pode equilibrar os níveis das caixas acústicas de acordo com o tamanho, a distância e a acústica da sala. Dependendo da marca, esses programas têm nomes diferentes, como AccuEQ (Onkyo), Correção Anthem Room (Anthem AV), Audyssey (Denon/Marantz), MCACC (Pioneer) e YPAO (Yamaha).

Conectividade

Todos os receivers fornecem conexões para caixas de som, bem como saídas especiais para conexão de um ou mais subwoofers. E várias opções de conexão de áudio que incluem opções de conexão analógica estéreo, coaxial digital e digital e vídeo que podem incluir vídeo composto e componente.

HDMI

Desde 2015, tem sido implementado a conectividade HDMI. E atualmente a conectividade HDMI é fornecida em todos os receivers. O HDMI pode transmitir sinais de áudio e vídeo através de um único cabo. Que adere aos padrão HDMI 1.4, bem como aos padrões HDMI 2.0/2.0a e HDCP 2.2. E assim é possível acomodar sinais de 4K a 60 fps.

Outra opção de conexão HDMI disponível em alguns receivers de home theater é HDMI-MHL. Esta conexão HDMI atualizada pode fazer tudo o que a conexão HDMI anterior pode. Mas tem a capacidade adicional de acomodar a conexão de smartphones e tablets habilitados para MHL. Isso permite que o receptor acesse o conteúdo que é armazenado ou transmitido em dispositivos portáteis. E se o seu receptor de home theater tiver uma entrada MHL-HDMI, ela será claramente identificada.

Multi-Zonas

Multi-zonas é uma função na qual o receiver pode enviar um segundo sinal para alto-falantes ou um sistema de áudio separado em outro local. Isso não é o mesmo que conectar alto-falantes adicionais e colocá-los em outra sala. A função Multi-Zonas permite que um Receiver controle a mesma fonte que a que está sendo ouvida na sala principal, e controle outro local. Por exemplo, o usuário pode assistir a um disco Blu-ray ou DVD na sala principal, enquanto outra pessoa pode ouvir um CD na outra sala.

Streaming de Áudio/Vídeo via Internet

O streaming é uma característica que mais receivers estão incorporando, especialmente no ponto de preço médio-alto. O streaming necessita de uma conexão à internet, seja uma conexão Ethernet ou WiFi.

Isso permiti vários recursos que você deve verificar. Nem todos os receivers têm os mesmos recursos. Mas alguns recursos normalmente incluídos são: Transmissão de áudio e vídeo de um PC ou Internet, rádio via Internet e atualização de firmware diretamente da Internet. Para descobrir os recursos de rede e streaming incluídos em um receptor específico, verifique o manual do usuário.

Comutação e Processamento de Áudio

Além do áudio, existem diversos recursos importantes no receiver. Entre eles é destacável a comutação e processamento de vídeo. Pois ao comprar o receiver para o seu sistema de home theater, você conectará todas as suas fontes de vídeo diretamente receiver.

Controle via App no celular

Um recurso que está realmente decolando com os receivers é a capacidade de controle por um Android ou iPhone por meio de aplicativos. O que fornece muita facilidade e comodidade, tendo em vista que o controle via app depende da conexão da internet, que está presente na casa inteira! Ou seja, não é preciso sair da piscina e pegar o controle remoto do receiver para mexer nele. Somente o seu celular basta!

Conclusão

Tenha em mente que quando você comprar um receiver, você pode não usar inicialmente todos os seus recursos. Especialmente se for um modelo intermediário e high-end. E que oferece vários formatos de decodificação e processamento. Pode até parecer um monte de coisas que você nunca vai usar. No entanto, lembre-se de que um receiver foi projetado para ser a peça central de seu sistema de home theater. Portanto, a futura capacidade de expansão, conforme suas preferências e fontes de conteúdo mudam, deve ser levada em consideração. As coisas mudam rápido, e você ter um receiver que oferece um pouco mais do que você precisa agora, será uma grande vantagem!

Veja Mais:
O que é o Dolby Atmos?

O próximo nível do Cinema! Dolby Atmos leva o som surround para o próximo nível! Oferecendo uma verdadeira experiência de Read more

Qual tela de projeção escolher para o seu cinema em casa?

Resumidamente, você se preocupa com a qualidade da imagem do seu cinema em casa? Então você precisa obter uma tela Read more

Projetor do cinema em casa, como escolher?

Um projetor para o seu cinema em casa é a escolha de entretenimento ideal para os amantes do cinema. E Read more

Som Ambiente e Sonorização

Para alcançar o tão almejado conforto total em casa são necessários cumprir diversos requisitos! Como arquitetura, design de interiores, móveis Read more