Por que usar o Cabo de Internet/Ethernet?

O Wi-Fi é obviamente mais conveniente do que os cabos Ethernet (popularmente conhecido como cabo de internet), mas ele está suprindo todas as suas necessidades? A conexão Ethernet ainda oferece vantagens significativas. Junte-se a nós enquanto analisamos os prós e contras das conexões com e sem fio.

Fique tranquilo, pois você não estará conectando um cabo Ethernet ao seu smartphone em breve. Mas geralmente vale a pena usar cabos Ethernet para os dispositivos que importam, se você puder. Como desde TVs, PCs, Videogames e mídias… até dispositivos de backup e decodificadores, sendo apenas alguns exemplos. Para ajudá-lo a tomar a decisão, examinaremos as três principais vantagens do uso de Ethernet por Wi-Fi: velocidades mais rápidas, latência mais baixa e conexões estáveis.

Quão mais rápida é a conexão via cabo?

A Ethernet é simplesmente mais rápida que o Wi-Fi – não há como contornar esse fato. Mas as diferenças do mundo real são menores do que você imagina. O Wi-Fi ficou significativamente mais rápido nos últimos anos, graças a novos padrões como 802.11ac e 802.11n, que oferecem velocidades máximas de 866,7 Mb/s e 150 Mb/s, respectivamente. Embora seja uma velocidade máxima para todos os seus dispositivos sem fio compartilharem (e você provavelmente não conseguirá essas velocidades no mundo real), o Wi-Fi se tornou bom o suficiente para lidar com a maioria das nossas tarefas diárias.

Por outro lado, uma conexão Ethernet com fio pode oferecer até 10 Gb/s, se você tiver um cabo Cat6. A velocidade máxima exata do seu cabo Ethernet depende do tipo de cabo Ethernet que você está usando. O cabo Cat5e em uso comum suporta somente 1 Gb/s. E, diferentemente do Wi-Fi, essas velocidades são consistentes.

Embora toda essa velocidade seja ótima, lembre-se de que a velocidade da sua conexão com a Internet é o gargalo das atividades que envolvem a Internet. Se a velocidade da sua Internet for significativamente menor do que o tipo de conexão que você estiver usando, aumentar a velocidade dessa conexão não importará muito.

Quão menos latente é a conexão via cabo?

A velocidade e a qualidade da conexão não são apenas largura de banda. Latência também é um grande fator. Nesse caso, latência é o atraso em quanto tempo leva para o tráfego passar de um dispositivo para seu destino. Costumamos nos referir à latência como “ping” nos mundos das redes e dos jogos online.

Se a redução da latência é o máximo possível, por exemplo, se você está jogando jogos on-line e precisa de tempo de reação para ser o mais rápido possível, será melhor uma conexão Ethernet com fio. Sim, haverá outra latência que influencia o caminho da Internet entre o dispositivo e o servidor de jogos, mas tudo isso ajuda.

Por outro lado, se você está apenas  ouvindo música ou navegando na Web, a latência não importa muito para você.

Interferência sem fio e confiabilidade de conexão

O Wi-Fi está sujeito a muito mais interferência do que uma conexão com fio. O layout da sua casa, os objetos que bloqueiam o sinal, a interferência de dispositivos elétricos ou das redes Wi-Fi de seus vizinhos – tudo isso contribui para que o Wi-Fi seja menos confiável.

Essa interferência pode causar vários problemas:

  • Sinais interrompidos: ocasionalmente, o Wi-Fi perde o sinal e precisa recuperá-lo. Isso é muito irritante.
  • Maior latência: aumento da interferência pode significar latência mais alta, o que pode ser um problema por todos os motivos descritos na seção anterior.
  • Velocidades reduzidas: Mais interferência também significa menor qualidade do sinal, o que resulta em velocidades de conexão mais baixas.

Veja também Projeto de Cabeamento Estruturado!

Veja Mais:
Impressões dos brasileiros sobre a casa inteligente

Com o desenvolvimento das tecnologias de IoT, o número de casa inteligentes começou a crescer em ritmo acelerado. E a Read more

O que é o Dolby Atmos?

O próximo nível do Cinema! Dolby Atmos leva o som surround para o próximo nível! Oferecendo uma verdadeira experiência de Read more

Qual tela de projeção escolher para o seu cinema em casa?

Resumidamente, você se preocupa com a qualidade da imagem do seu cinema em casa? Então você precisa obter uma tela Read more

O que é o Google Home?

O Google Home chegou às casas inteligentes um pouco depois do Echo da Amazon. Mas isso não significa que o Read more

1 comentário em “Por que usar o Cabo de Internet/Ethernet?”

  1. Pingback: O que é Ethernet? | Prime Smart House

Comentários encerrados.