Soundbars Valem a Pena?

Se você comprou uma TV nos últimos anos, é mais do que provável que você tenha visto (ou tenham lhe oferecido) uma barra de som (Soundbar). As Soundbars são práticas e geralmente ficam abaixo da TV. E prometem um áudio com maior fidelidade do que é possível apenas com os alto-falantes da TV. Mas elas valem a pena?

O que é?

Uma introdução brevíssima para estarmos na mesma página é que a Soundbar, também chamada de Speakerbar, é uma caixa de som ampla, geralmente fina e pequena verticalmente com vários drivers. Os preços variam desde R$ 600,00 a mais de R$ 5.000,00. Elas se conectam à sua TV e todos afirmam melhorar o som.

Mas o som da TV não é suficiente?

A resposta curta é não. À medida que as TVs se tornaram mais finas, há cada vez menos espaço para os drivers das caixas acústicas. E com um espaço disponível tão limitado, os drivers costumam ser pequenos e fracos. Ou pior, na maioria das TVs, os alto-falantes apontam para baixo ou para longe de você, reduzindo ainda mais a qualidade do som.

O que quero dizer com qualidade de som? Bem, como os alto-falantes são pequenos, eles não são capazes de reproduzir sons graves profundos e baixos. Como eles não estão voltados para você, eles não tem a definição necessária para criar sons agudos com precisão. Assim, a maioria dos sons da TV são simultaneamente abafados e baixos.

Muitos de vocês provavelmente estão pensando, “mas minha TV não parece tão ruim assim”. Talvez não, mas você já teve que voltar um filme para ouvir algo que alguém disse? Um dos problemas mais comuns com o som da TV é não conseguir ouvir as vozes por estarem misturadas com outros sons.

E você não quer um som melhor, mais parecido com um cinema? Talvez não o tempo todo, mas e as noites de cinema em família? A maioria das novas TVs faz stream de música. E ter um alto-falante decente para a reprodução de músicas é incrível.

O lado bom

No mínimo, os soundbars direcionam as ondas sonoras para você. Isso é um grande avanço em relação ao áudio das TVs. As barras de som mais decentes também têm tweeters e woofers separados, que lidam com os sons altos e baixos, respectivamente.

Ebook Grátis: Como Criar um Home Studio

Existem dois tipos principais de soundbars: ativos e passivos. Barras de som ativas possuem amplificadores integrados. Então, tudo o que você precisa fazer é conectar sua TV, e você terá som. Alguns desses modelos até apresentam um avançado processamento surround.

Barras de som passivas são mais parecidas com as caixas de som tradicionais. Eles exigem um receptor separado que atua como um hub central para todo o sistema de áudio/vídeo. O que pode tirar a praticidade do sistema.

Quase todas as barras de som vêm com um subwoofer, muitas vezes sem fio. Esta caixa fica em algum lugar da sala (perto da TV, em um canto, do lado do sofá, onde quer que seja), e cria os sons realmente graves (o barulho profundo como se você estivesse em um cinema).

O lado ruim

Existem duas possíveis desvantagens principais nas barras de som. O primeiro é o tamanho. Geralmente elas não são altas ou profundas, mas são largas, com a largura da sua TV. Para a maioria das pessoas, não é um problema colocar a barra de som na frente da TV. Dependendo de como você configurou sua TV, o posicionamento pode ser um problema.

A maioria das barras de som pode ser montada na parede (acima ou abaixo da TV), se necessário. Então, se você tem espaço para eles, então isso não é um problema, mas eles exigem algum espaço.

A segunda desvantagem é, ironicamente, a qualidade do som. Embora algumas barras de som soem muito boas e praticamente todas sejam melhores que todas as TVs, elas não são tão boas quanto um home theater simples bem montado. Isso ocorre porque há mais equipamentos envolvidos no processamento e distribuição do áudio. Pois estão envolvidos um receiver e diversas caixas de som espalhadas corretamente pelo ambiente. E isso permite uma fidelidade incrível de som.

Para aqueles que desejam realmente melhorar a qualidade do som, recomendo um sistema decente de áudio 5.1 ou até mesmo um par decente de alto-falantes bookshelf com um amplificador. Este último não oferece som surround, mas vai oferecer uma qualidade de som incrível.

Resumindo

Soundbars definitivamente valem a pena. Eles vão te dar um som melhor do que é possível com a sua TV. Em alguns casos, eles oferecem excelente fidelidade para filmes e músicas. Existem ótimas opções para os diversos tipos de orçamento.

Veja Mais:
O que é o Dolby Atmos?

O próximo nível do Cinema! Dolby Atmos leva o som surround para o próximo nível! Oferecendo uma verdadeira experiência de Read more

Qual tela de projeção escolher para o seu cinema em casa?

Resumidamente, você se preocupa com a qualidade da imagem do seu cinema em casa? Então você precisa obter uma tela Read more

Projetor do cinema em casa, como escolher?

Um projetor para o seu cinema em casa é a escolha de entretenimento ideal para os amantes do cinema. E Read more

Som Ambiente e Sonorização

Para alcançar o tão almejado conforto total em casa são necessários cumprir diversos requisitos! Como arquitetura, design de interiores, móveis Read more

1 comentário em “Soundbars Valem a Pena?”

  1. Pingback: Como fazer um cinema em casa? | Prime Smart House

Comentários encerrados.